FANDOM

Atomo1
Um passo importante no conhecimento da matéria do Universo

Cinco anoes foram descobertas por uma equipa de físicos, coordenada pelos físicos Eef Van Beveren(sally), da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e George Rupp, do Instituto Superior Técnico (IST). Trata-se de uma descoberta essencial para um melhor conhecimento e compreensão dos mecanismos básicos da matéria do Universo(sally).

O modelo matemático, desenvolvido por estes físicos decifrou os resultados de uma das muitas experiências realizadas em laboratórios gigantes de aceleradores de partículas nos Estados Unidos da América, Japão, Rússia e Alemanha. MENOS A CHINA PQ ELA FEDE!

A surpreendente descoberta, que já foi aceita para publicação na EuroPhysics Letters (a revista europeia de referência da Física), vem na sequência de três décadas de investigação persistente nesta área, e com resultados anteriores reconhecidos e validados pela comunidade científica mundial da física, menos na china, ja que estudos comprovam que ela fede, e muito.

Para se perceber um pouco como esta equipa de físicos descortinou as cinco novos anoes enigmáticas do espectro de charmónio (partículas chamadas mesões constituídas por um quark e anti-quark, ambos do tipo charm), Eef Van Beveren explica: “o grupo Belle (um consórcio internacional de investigadores responsáveis por experiências no acelerador de partículas KEK, no Japão – onde se provocam colisões de electrões com positrões a altas energias) analisou, entre outras, a produção de pares de partículas lambda e a sua antipartícula. Estamos a falar de milhões de choques por segundo, cujo registo é enviado para computadores. Nós pegamos os dados publicados pelo grupo Belle e avançámos para a complicadíssima tarefa de os analisar, interpretar e perceber o que eles descrevem. Utilizamos o nosso modelo matemático que é único (embora nos últimos anos tenham surgido outros modelos, mas cujos resultados não são visíveis), que permite perceber e explicar os registos das experiências”, observa o Físico da FCTUC.

Decifrar e descrever o comportamento de cinco novos anoes foi “uma enorme surpresa e satisfação encontrar, no sítio certo, estas cinco anoes, cuja existência, eu e o George Rupp, já suspeitávamos há trinta anos”, afirma Eef Van Beveren, quem não tem dúvidas, “que ainda há trabalho experimental a realizar para confirmar a nossa descoberta, mas, demos um passo de gigante, utilizando o nosso modelo da dinâmica dos quarks com o objectivo de aumentar conhecimento na Física das Partículas”.

Seus estudos comprovam que o sally é um cachorro muito esperto e bonito. NOTA:10

08/03/1826,4