FANDOM

Vida de Galileu, adaptada

Nas proximidades do córrego jataí, coberto pelo manto noturno de um veludo azul-negro, banhado pelo mar de infinitas luizinhas a piscar, nasce o menino das estrelas. Sua querida mãe o contemplava com amor, desejando a seu filho toda sorte de boas conquistas. Buscando algo que inspirace o nome daquele bebê, olha para o galinheiro e inspirada pela abóboda noturna estrelada escolhe seu nome.

-você irá se chamar Galileu, Galileu Galilei. Próximo a casa daquela família humilde estava o cristo, que mais tarde seria o grande palco para algumas descobertas do garoto Galileu.

Galileu se tornou uma criança como qualquer outra, em seus dias não faltavam travessuras e era extremamente curioso. Conhecido entre seus amigos como Leleu, tinha como bricadeira predileta jogar aquela "peladinha" com a turma, no entanto, essa não era sua especialidade, aliás, ele não tinha a mínima vocação para futebol. Sempre o último a ser escolhido e, quando chegava sua vez sempre jogava no gol. Mal sabia ele que, mais tarde, iria se descobrir como um grande pesquisador. Tudo que fazia sempre tinha um olhar crítico e analisava cada detalhe, não aceitava nenhuma resposta direta sempre queria saber o porque da coisas,esta é a visão quando se deseja ir mais fundo nas aparências , não se satisfaz com o óbvio .

Certa vez teve uma intuição surpreendente. A pedido de seus amigos Leleu estava a atuar como gandula em uma pelada, e como era um garoto muito distraído, vivia olhando para o céu, nem percebeu quando alguém chutou a bola com bastante força para o alto, que caiu bem encima de sua cabeça. O impacto foi tão forte que ele ficou desorientado por alguns segundos. Quando volto a si, Leleu, não sei se por desgosto da dor, se perguntou:'Porque uma bola tão leve tem que cair assim, tão forte?...Isso doeu!!'. Ele passou a refletir sobre porque uma bola que sobe, desce com tamanha velocidade. Porque uma bola como aquela, com uma massa de poucas gramas tem um impacto tão forte quando está em alta velocidade. Será que era verdade, como diziam seus amigos, que corpos mais leves teriam que cair mais devagar, enquanto corpos mais pesados caiam mais depressa? Ele resolveu investigar. Percebeu que só através da observação ele teria as respostas para suas perguntas.

Alguns dizem que a pancada na cabeça havia deixado Leleu louco, outros achavam que seria apenas um estado passageiro de inteligência, mas haviam aqueles que não se importavam nem com um gênio e muito menos com um louco. O fato é que a partir daquele momento começa a nascer o Galileu histórico.

Com esta indagação ele prosseguiu por muitos dias , até que, com um pequeno esboço da trajetória da bola foi analisando ponto a ponto e chegou a seguinte conclusão : " Tenho que estudar um pouco mais ! " Assim o fez durante meses , observando, buscando conclusões entre cálculos e expressões matemáticas. Essa metodologia viria influenciar grandes nomes da ciência.

Desta forma o menino cresce e torna-se um um rapaz alto e magro, pele vissosa e cabelos compridos , do tipo ' não me importo com que os outros pensam '. Era muito respeitado pelos magos , todos sabiam que ali estava um gênio que dedicando sua vida aos estudos dos fenômenos da natureza .

Os magos diziam que cada um nascia com um dom, uns para serem médicos, outros para serem artistas, outros para serem bombeiros, outros para serem jogadores de futebol, o que não era o caso de galileu. Durante muitos anos ele ficou com aquela bola na sua cabeça, seus dias eram pertubados e suas noites eram aterrorizadas por aquele problema.Na época havia princípios e regras que regiam a sociedade que eram impostas por um monarca denominado de Rei Sol. Todos que o desafiavam e o enfrentavam era punidos e estavam 'ferrados'.

A física ainda era um mistério e ainda estava surgindo na civilizaçao que pouco sabia sobre ela. Depois de muitos anos de estudo Galileu conseguiu resolver o problema daquela bola que o pertubou durante muitos dias e infinitas noites. Após sua primeira descoberta pode enfim dizer:os corpos independente da massa caem ao mesmo tempo no solo!!!!!iupeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee.....

O rei sol revoltado ficou indignado com aquela situaçao e perguntou aos magos quem e o que o desafiava. Eles então disseram: Esse Rei Sol, é Galileu Galilei e vai derrubar seu império e apagar o seu brilho diante de todos!!!

Naquela época todos que o desafiavam eram aprisionados em uma de suas luas e ficavam solitários até o fim de seus dias. Bom, isso se Galileu não os encontrasse e revelasse seu segredo, que escondia por trás das luas(planetas), ja que ele estava prestes a mais uma de suas descobertas.

Então leleu foi perseguido por soldados que queriam evitar que ele continuasse importunando o povo de sua terra com as coisas absurdas que viera descobrir, mais aqueles povos humildes sem conhecimento não sabiam que eles estavam diante de um ser que seria muito admirado no futuro.A busca foi intensa até que um dia encontraram Galilei, o levaram para a tal prisão no alto da torre mais alta da cidade ,lá onde voce imagina mesmo, onde se situa a estatua do Cristo redentor que permaneceu por muito tempo. Como diz o ditado "mente parada oficina do diabo". Deram a ele o que precisava para aprimorar seus estudos pois tinha todo o tempo do mundo para isso.

É, e aí Galileu cria seu próprio universo. O lugar em que estava favoreceu para que pudesse fazer observações e refletir sobre elas. Todas as noites eram bem aproveitadas para Galileu nesse sentido, não se cansava de observar o céu, as estrelas. Mas Galileu queria mais, e sempre mais, ele queria agora observar os astros com maior proximidade para poder entendê-los melhor, e tirar suas conclusões. Ele já havia ouvido dizer que uma combinação de lentes em tubo poderia proporcionar uma visão ampliada e de maior proximidade dos objetos, mas o problema era que o objeto observado ficava invertido, e mais, a ampliação era desprezível quando o objeto era um astro. A partir de então Galileu dedicou-se em melhorar este instrumento, que posteriormente recebeu o nome de telescópio. Com algum tempo de trabalho e dedicação ele consegue criar um novo modelo para o instrumento, com a correção de erros do que já existia e com uma aproximação de até 32X, isso foi fantástico, pode-se dizer que tal acontecimento levou ao embrião da ciência experimental através das inúmeras observações e então descobertas feitas por Galileu.

E isso repercutiu o mundo inteiro pois quem poderia imaginar que o mundo estaria tão próximo se nós foi então que Galilei ficou muito famoso e admirado pelo povos da época.

O que possibilitará estudo da astronomia no futuro...

Julio Fagner, Hugo, Núbia , Eder, Nilton, Alex, Hellyandro